quarta-feira, 30 de julho de 2008

Rios da Cidade

Conhecida como Amazônia Paulista, devido o encontro das águas do Rio Preto, que tem como característica a cor escura de suas águas, com o Rio Branco, que possui águas cristalinas, que formam o Rio Itanhaém, a Cidade possui a segunda maior bacia hidrográfica do Estado de São Paulo, com mais de 2 mil Km de extensão, sendo que destes, 180 são navegáveis. O mesmo fenômeno que ocorre entre os rio Negro e Solimões, na Amazônia, no Norte do país, acontece aqui, contudo, elas não se misturam. Estes rios atraem visitantes de todo o Estado, que buscam um turismo alternativo, visto que oferece grande variedade de peixes, além de diversidade na fauna e flora.
Para retornar ao blog do Turismo, clique aqui: turismo-itanhaem.blogspot.com








Igreja Matriz de Sant'Anna

Construção iniciada em 1639, a Matriz de Sant'Anna possui nos seus altares exemplares importantes do remanescente da arte sacra paulista, que foram reconhecidas em 1942, pelo órgão federal de preservação do patrimônio histórico e artístico (SPHAN), como monumentos nacionais. Ela está localizada na Praça Narciso de Andrade.

Para retornar ao blog do Turismo, clique aqui: turismo-itanhaem.blogspot.com





Centro Histórico

Após sua revitalização, iniciada em 2005, o Centro Histórico de Itanhaém foi valorizado e resgatou a importância de prédios históricos como a Igreja Matriz de Sant'Anna, a Casa de Câmara e Cadeia, o Convento Nossa Senhora da Conceição e a Casa do Ollhar. Além disso, para relembrar ainda mais a época aurea do Município, que já serviu de inspiração para grandes artistas como os pintores Alfredo Volpi e Benedito Calixto, foram criados o Beco de Sant'Anna e o Casário Antigo. Um dos pontos mais visitados da Cidade, preserva na memória da população como a 2ª vila mais antiga do País foi formada.
Para retornar ao blog do Turismo, clique aqui: turismo-itanhaem.blogspot.com






terça-feira, 29 de julho de 2008

Cama de Anchieta

Eleita uma das nove maravilhas da Região - a Cama de Anchieta é uma das principais atrações da Cidade, principalmente, após a construção da passarela que dá acesso à pedra que, segundo historiadores, foi o local de descanso e inspiração do maior jesuíta do País - o Padre José de Anchieta. Segundo a lenda, era ali um dos seus locais preferidos para compor versoss e poemas.
Atualmente, o local abriga uma das mais belas encenações teatrais da Baixada Santista, a 'Aparição da Virgem a Anchieta'. Confira as fotos.
Para retornar ao blog do Turismo, clique aqui: turismo-itanhaem.blogspot.com






Casa de Câmara e Cadeia

Importante patrimônio histórico, a Casa de Câmara e Cadeia - que atualmente abriga exposições promovidas e coordenadas pela Secretaria de Turismo - tem suas origens no processo de colonização da antiga Vila de Nossa Senhora de Conceição, hoje o município de Itanhaém. A parte inferior (térreo), onde funcionava apenas a Cadeia, já existia durante a suposta data de fundação da cidade. Em 1561, sofreu sua primeira reforma, quando a parte superior foi construída. De acordo com historiadores supõe-se que sua construção tenha sido feita na época em que Itanhaém foi elevada à categoria de Vila, em 1561, pois era necessário ter esse tipo de construção para adquirir tal status.
Para retornar ao blog do Turismo, clique aqui: turismo-itanhaem.blogspot.com